Dieta FODMAP para atletas
Dieta FODMAP para atletas.
Você sabe o que é dieta FODMAP? FODMAP é o conjunto de alimentos fermentáveis que são mal absorvidos pelo nosso organismo e que podem causar desconforto intestinal.
Os pesquisadores descobriram que uma dieta baixa em FODMAP melhorou significativamente os sintomas gastrointestinais relacionados com a corrida em 69% das pessoas. No geral, os participantes relataram melhorias significativas na frequência e intensidade dos exercícios na dieta de baixo FODMAP. Isso levou os pesquisadores a concluir que seguir a dieta pode reduzir os sintomas gastrointestinais relacionados com a síndrome do intestino irritável.
As queixas gastrointestinais durante o exercício são relatadas de maneira recorrente em diversos esportes, ou em dias de competições, como: refluxo, náuseas, vômitos, eructações, dor estomacal, cólicas, desejo de defecar e diarreia.
Como a dieta sem glúten não houve melhora, uma dieta de baixo teor de FODMAPs (oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis, carboidratos de cadeia curta) é interessante pela redução desses sintomas.
Os carboidratos não absorvidos, são fermentados no cólon, levando à produção de gases. Na síndrome do intestino irritável é comum a má absorção de FODMAPs, que, livres no intestino, podem aumentar o fluido colônico e gás produzido, o que posteriormente pode desencadear ou amplificar os sintomas gastrointestinais, como inchaço, flatulência, dor abdominal ou diarreia.
Os alimentos fontes de são FODMAPs.
Lactose – Leite/ Iogurte/ Queijo cottage/ Ricota
Frutose- Maçã/ Cereja/ Melancia/ Alcachofra/ Aspargos/ Agave/ Mel
Frutanos /GOS- Inulina/ FOS/ Chicória/ Alho/ Alho-poró/ Cebola/ Pistache/ Castalha-de-caju
Polióis- Maçã/ Damasco/ Nectaria/ Pêra/ Ameixa/ Ameixa seca/ Melancia
É muito importante saber como prevenir problemas gastrointestinais severos em atletas. Treinar o intestino para tolerar quantidades aumentadas de carboidratos e fluidos pode aumentar a oxidação de carboidratos e, teoricamente, reduzir a probabilidade de desequilíbrios gastrointestinais .
SHEPHERD, S.J.; LOMER, M.C.; GIBSON, P.R. Short-chain carbohydrates and functional gastrointestinal disorders. Am J Gastroenterol; 108 (5): 707-717. doi: 10.1038/ajg.2013.96, 2013.




