O QUE É EPICONDILITE?
A
epicondilite é uma causa frequente de dor no cotovelo é causada por movimentos repetitivos, movimentos incorretos ou material de forma incorreta, afeta os atletas a associação com o termo "cotovelo do tenista, a epicondilite. É uma afecção degenerativa que compromete os tendões originários do epicôndilo lateral e medial, Sendo assim, a tendinose do cotovelo é mais comum em não atletas, principalmente na quarta e quinta décadas de vida, com acometimento semelhante em ambos os sexos e com mais frequência no braço dominante.
Além dos tenistas, pode ocorrer em outros esportes e também está relacionada a atividades laborativas variadas(3). A epicondilite ocorre inicialmente por microlesões na origem da musculatura do antebraço, sendo mais frequente o acometimento do tendão .
E qual a diferença entre epicondilite medial e lateral?
Ambos são diferentes nomes dados à mesma doença, porém com pequenas diferenças entre elas.
Objetivamente, existem dois pontos de inserções principais dos músculos do antebraço no cotovelo. Esses são os chamados tendões ‘lateral’ onde tem origem no epicôndilo lateral e ‘medial’. Onde os músculos tem origem no epicôndilo medial
Epicondilite Lateral (Cotovelo de Tenista)
A inflamação dos tendões que se inserem na parte lateral do cotovelo é denominada epicondilite lateral, ou, popularmente chamada de ‘cotovelo de tenista’.
A epicondilite lateral é mais comum.
Geralmente o lado mais afetado é o braço dominante – o destro ou o canhoto. Pelo fato de ser o mais utilizado
Epicondilite Medial (Cotovelo de Golfista)
A inflamação dos tendões da parte medial é chamada de epicondilite medial, ou, ainda, ‘cotovelo de golfista’.
A epicondilite medial é menos comum.
Sintomas da Epicondilite
- Como qualquer tendinite, dor é o principal sintoma da epicondilite.
- Normalmente ao movimentar e ao palpar, geralmente na parte interna ou externa do cotovelo.
- Também há perda da função, isto é, a capacidade de desempenhar tarefas no dia a dia.
- Em alguns casos, pode ocorrer um pouco de inchaço no braço, podendo, também, ficar vermelho no local da dor.
Principais Causas da Epicondilite
Além de o paciente vir a referir dor no cotovelo durante a realização de alguns movimentos ou durante a palpação, ele pode vir a apresentar:
- Fraqueza muscular do membro acometido com dificuldade em realizar tarefas simples, como segurar uma escova ou apertar a mão de alguém
- Rigidez muscular
- Sensibilidade alterada na região afetada
- Edema
O diagnóstico normalmente é clínico, observando a história, queixa principal do paciente, exame físico e alguns testes específicos.
Ao exame físico, geralmente a amplitude de movimento do cotovelo é normal, porém em alguns casos mais graves encontra-se limitada devido ao quadro álgico.
Geralmente ao palpar o cotovelo do paciente nota-se edema e dor na região do epicôndilo. O paciente também pode vir a referir dor ao realizar a extensão passiva de punho o que ajuda a confirmar o diagnóstico.
Para excluir outras doenças com sintomas semelhantes à epicondilite lateral do cotovelo, deve ser realizado alguns testes específicos que podem ajudar no diagnóstico.
Reabilitação por meio da fisioterapia